contato@boreas.com.br
(19) 3881-2159
(19) 99767-3673
(19) 99789-7818

PRINCÍPIO 90/10

Um tema bastante interessante…tão complexo quanto entendermos o que é “felicidade”, é entender como buscá-la. Não iremos aqui nos ater a definições clássicas nem tampouco descrever opiniões de quem quer que seja, mas vamos focar em como almejamos um estado pleno de felicidade, afinal essa é a chave para a maioria das nossas inquietudes.
Buscar, a felicidade é uma ação que depende de nossa atitude para com nossas vidas, afinal tudo que nos acontece é fruto de nossas decisões e reações nos últimos três a cinco anos.
Os eventos que acontecem em nossas vidas são regidos pelo “Princípio 90/10”.
Mas o que vem a ser este Princípio e a que está relacionado?
Os 10% de tudo que acontece em nossas vidas, nós não temos nenhum controle, os outros 90% de tudo que acontece em nossas vidas está relacionado com a forma como reagimos ao que se passa conosco.
Isso nos remete a meditarmos, pois quando o pneu fura, o nosso avião atrasa, o semáforo fica vermelho quando estamos com pressa e etc., nós não podemos evitar esses eventos.
Mas, somos nós quem determinamos os outros 90% dos acontecimentos.
Mas como fazemos isso?
Com nossas reações!
Um exemplo: enquanto pela manhã você toma seu café com sua filha, ela ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca e você já estava pronto para sair e trabalhar. Você não tem controle sobre este evento. Mas o que acontecerá a seguir será determinado por suas reações.
Você opta em irritar-se. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você briga com sua esposa por ela ter colocado a xicara na beirada da mesa e perto de você. Daí inicia-se toda uma verdadeira batalha verbal, destilando palavras, pensamentos e sentimentos de desaprovação, ira, desapontamento e etc.
De posse que toda essa energia negativa que você gerou, troca a camisa e volta encontrando sua filha chorando e ela acaba de perder o ônibus para a escola.
Sua esposa sai para o trabalho contrariada com tudo que aconteceu, e as palavras ditas. Você leva sua filha à escola de carro, e como está atrasado dirige perigosamente em velocidade, ultrapassando o sinal vermelho e é multado pelo guarda. Após toda a discussão e atraso de 20 minutos, a argumentação com o policial de trânsito e uma multa, você chega à escola, onde deixa sua filha, sem se despedir nem tampouco beijá-la. Chega atrasado ao escritório e percebe que esqueceu sua mala… seu dia começou mal e ainda poderá ficar pior, esta é a sensação que o acompanha.
Ansioso durante todo o dia, trabalha acelerado, irritado e rezando para que o dia termine e possa voltar para casa.
Ao chegar a seu lar, encontra sua esposa e filha de caras fechadas, em silêncio e desapontadas com você.
Agora, pare e pense…
Devido a sua reação ao que aconteceu no café pela manhã.
Por que seu dia foi um desastre?
A.      Por causa do café?
B.      Por causa de sua filha?
C.      Por causa de sua esposa?
D.     Por causa do guarda de trânsito e da multa?
E.      Por sua causa?
É claro que a resposta certa é a alternativa “E”, por sua causa.
Você não teve controle sobre o que aconteceu com a xicara de café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que tornou seu dia em um “dia ruim”.
Vamos nos ater agora a um senário diferente ao que se segue após sua filha derramar o café em sua camisa branca.
Você gentilmente: “Querida, você precisa ter mais cuidado”. Pega outra camisa, sua mala, volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus escolar e tem tempo de sorrir para ela e ela lhe retribui, acenando com as mãos um adeus.
Notou a diferença?
Em ambos os senários iguais temos finais muito diferentes.
Por quê?
Porque os 90% são determinados por nossas reações!
Este é um exemplo simples, mas muito prático de como podemos aplicar o “Princípio 90/10” e que é uma forma de “como buscar a felicidade”.
Agora que já conhecemos o “Princípio 90/10, vamos utilizá-lo”.
É “Simples Assim” que podemos nos tornar pessoas, melhores, mais felizes e ajudar a outros que através de nosso modelo também venham a usar.
Todos devemos conhecer e praticar este Princípio.
Pode mudar a nossa vida.
Simples Assim!
Namastê.
Valinhos / SP
(19) 3881-2159
(19) 99767-3673
(19) 99789-7818
contato@boreas.com.br