Cadastre-se
 

Práticas

Psicoterapia

O que é a Terapia Floral?

Terapia FloralA Física Quântica comprova que toda matéria se resume em energia, seja essa matéria mineral, vegetal ou animal.

A Terapia Floral é uma abordagem terapêutica que utiliza Essências Florais na prevenção, tratamento e manutenção do equilíbrio emocional e psicológico de qualquer pessoa.

A cura através das Essências Florais é considerada uma extensão muito mais sutil da antiga tradição da medicina herbal ou fitoterapica. Essa antiga forma de tratamento vem sendo utilizada muito antes do tempo de nossas bisavós e seu início se perde na história da humanidade, entretanto sua eficiência é tão comprovada, que seus seguidores a utilizam até os dias de hoje e apresentando relatos importantes de recuperação e cura.

A Terapia Floral age como princípio catalisador que ativa os processos de expansão e transformação da consciência, despertando talentos, virtudes e potenciais latentes, favorecendo e possibilitando a restauração da paz, harmonia e equilíbrio do ser humano.

Por sua natureza não física, as Essências Florais não têm impactos diretos sobre a bioquímica do corpo. Elas não são medicamentos homeopáticos ou alopáticos e, portanto, não substituem a necessidade de utilização destes e /ou cuidados médicos ou psicológicos. Elas podem atuar simultaneamente com estes meios, sem interferir na ação dos mesmos.

COMO SURGIRAM OS FLORAIS?

Terapia FloralEsta terapêutica é fundamentada no trabalho de Dr. Edward Bach, médico inglês, que por volta de 1930, buscando a raiz do sofrimento humano e as verdadeiras causas dos desequilíbrios físicos e psíquicos, observou que estes não se davam ao acaso e nem mesmo eram fruto de agentes patogênicos, como bactérias ou microorganismos.

Percebeu que, o que determina tais doenças, muitas vezes, são as determinadas tendências emocionais que provocam um desequilíbrio na pessoa. Assim sendo, sua visão filosófica entende o tratamento da pessoa e não da doença – da causa ao invés do efeito – do todo e não das partes.

Dr. Bach passou toda sua vida dedicando-se à busca de remédios puros que ajudassem a pessoa que estava tomada por um determinado sentimento que lhe provocava sofrimento (angústia, medo, desânimo, mágoa, rancor, insegurança, pânico, etc.) superar essas emoções infelizes e pensamentos perturbadores.
Esses “novos remédios” ele encontrou nas Flores da Natureza, entre árvores, arbustos e plantas.

Assim, uma Essência Floral irá trabalhar em todos os níveis energéticos: físico, mental, emocional e espiritual. Ela atua não atacando a doença, mas recuperando o equilíbrio, restaurando as freqüências de ressonância saudável em humanos, animais e mesmo em plantas.

Nos tempos modernos novos e dedicados pesquisadores/sintonizadores, surgiram e desenvolveram outros Sistemas Florais nos mais diversos locais do Planeta.

COMO OS FLORAIS SÃO PREPARADOS?

As essências são criadas de maneira simples e artesanal, as flores são imersas em um recipiente de cristal com água pura e são deixadas ao sol por algumas horas (algumas essências são criadas à luz do luar e algumas pelo método de fervura).

Durante o tempo em que elas estão imersas a assinatura vibracional da flor é transferida para a água, que tem a capacidade de armazenar estas informações (já é cientificamente comprovado que a água tem memória – Dr. Masaru Hemoto – “Mensagens da Água”).

Terminado o processo, a essência floral é preservada e adequadamente armazenada para uso terapêutico. As essências podem ser ingeridas ou aplicadas topicamente.

COMO O FLORAL "FUNCIONA"?

Tudo o que vive está em conexão com uma fonte inata de inteligência, com uma tendência natural para a harmonia e para o equilíbrio.

Terapia FloralPlantas e minerais possuem qualidades positivas naturais ou virtudes que podem ser terapeuticamente transferidas para qualquer animal ou ser humano que necessita de equilíbrio e harmonização.

O entendimento da matéria como sendo formas diferentes de energia constitui a base da compreensão das essências florais. O modelo mais atual e científico que comprova este princípio é a Física Quântica.

É o nível de vibração da energia universal que determina sua expressão no mundo da matéria, por exemplo: a matéria que vibra em frequências muito baixas é mais pesada e é considerada uma matéria física que pode ser vista e tocada, já a matéria que vibra em frequências muito elevadas são consideradas máteria sutil não pode ser vista ou tocada mas pode ser “sentida”.

Nas palavras do Dr. Edward Bach, o criador dos primeiros 38 florais. “A ação das essências florais eleva a vibração dos seres...Elas curam inundando o corpo com lindas vibrações da Natureza Superior...em cuja presença se cria a oportunidade para a doença derreter-se como a neve ao sol.”

COMO AS ESSÊNCIAS FLORAIS SÃO ADMINISTRADAS?

As essências são administradas para cada pessoa, após uma anamnese cautelosa realizada por um Terapeuta Floral devidamente credenciado.

O cliente receberá um frasco conta-gotas de 30 ml, contendo as Essências Florais indicadas para o tratamento de suas questões mais importantes relacionadas às mais diferentes áreas da vida (Ex.: relacionamentos, trabalho, família, escola, stress, ansiedades, angústias, medos, fobias, pânico, depressão, etc.). Ele deverá tomar o número de gotas recomendado dentro dos intervalos de tempo definidos.

Vale ressaltar que os Florais não são medicamentos, assim a Terapia Floral não substitui o papel do médico.

O PROCESSO TERAPÊUTICO

Terapia FloralA Terapia Floral produz resultados excelentes quando acompanhada de momentos medidativos, aconselhamento, interiorização, relaxamento e coaching, oferecendo assim não apenas a ajuda para compreender o nosso propósito de vida, mas também para encorajar-nos a realizar as nossas metas e a concretizar os nossos sonhos.

As Essências Florais nos auxiliam a desenvolver muito rapidamente um alto nível de intuição, auto-estima, espiritualidade, criatividade e alegria. Elas irão remover todos os obstáculos que nos impedem de estar em contato com nossa verdadeira essência, com o nosso verdadeiro EU.

As consultas iniciais estarão voltadas à realização de uma anamnese completa (diagnóstico inicial), e as demais ao desenvolvimento do processo de aconselhamento com utilização de técnicas voltadas à interiorização, relaxamento progressivo, auto-conhecimento , auto-cura, organização do ritmo, estudo biográfico, equilíbrio e paz interior.

"A saúde é nossa herança, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo, isto não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos." Dr. Edward Bach.

SISTEMAS FLORAIS UTILIZADOS NO TRATAMENTO

Utilizamos os seguintes Sistemas Florais:

Bach (Ingleses), Califórnia (Americanos), Alaska (Americanos), Living Austrália (Australianos), Minas ( Brasileiros), Saint Germain (Brasileiros) e Holanda (Holandeses).

Durante o processo terapêutico se identifica quais sistemas e flores são mais adequadas à situação apresentada pelo cliente e com bastante fundamento e cuidado se recomenda a “Composição Floral”.

  • As Essências Florais, tomadas em gotas, agem como catalisadores que estimulam o equilíbrio saudável das emoções, deixando a pessoa livre para desenvolver suas capacidades e potencialidades.
  • A Terapia Floral envolvendo as sessões em consultório e o uso das Essências Florais, fundamenta-se na busca da auto-percepção consciente de emoções, pensamentos e atitudes.
  • O tratamento tem como objetivo principal desenvolver virtudes e qualidades que nutrem o coração e a consciência humana, levando a pessoa à reconectar-se com sua verdadeira essência e sabedoria.